O projeto tem como objetivo oportunizar a um número maior de estudantes de Graduação e Pós-graduação, bem como a pesquisadores em geral, o debate contemporâneo em torno dos Estudos Culturais numa perspectiva transdisciplinar.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Publicação na Revista Z CULTURAL PACC-UFRJ titulada PENSAMENTO FRONTEIRIÇO E ESTÉTICA DESCOLONIAL



O NECC (Núcleo de Estudos Culturais Comparados) informa a comunidade acadêmica que a última edição da Revista Z CULTURAL do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, já disponibilizou no site http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/ a publicação da revista online do 2° semestre de 2016, com a temática ESTÉTICA, MERCADO E ARTE, Ano XI 02, ISSN 1980 9921, a revista consta com publicação do coordenador do núcleo, professor Dr. Edgar Cézar Nolasco com o título PENSAMENTO FRONTEIRIÇO E ESTÉTICA DESCOLONIAL.

Segue abaixo o resumo da publicação e o link para download.

Resumo: O artigo, tendo por base a condição degradante na qual se encontram os indígenas na fronteira-sul de Mato Grosso do Sul (Brasil) com os países lindeiros Paraguai e Bolívia, e cuja realidade pode ser ilustrada por produções artísticas de artistas indígenas, detém-se na discussão acerca de conceitos fundamentais para uma crítica de base fronteiriça, como “opção descolonial”, “razão subalterna”, “exterioridade”, entre outros. Ancorado numa metodologia de base bibliográfica tão somente, a discussão ancora-se em pressupostos teóricos que vêm sendo discutidos por meio da publicação dos Cadernos de Estudos Culturais (NECC/UFMS), bem como por publicações arroladas na forma de livro por intelectuais da zona de fronteira-sul. Por fim, o trabalho, ao propor uma discussão assentada num pensamento crítico fronteiriço, pretende pensar conceitualmente uma crítica biográfica fronteiriça que vem se erigindo dessa zona de fronteira pouco conhecida e estudada no país. 
Palavras-chave: Crítica biográfica fronteiriça; pensamento fronteiriço; estética descolonial. 






Vale a pena consultar os outros textos da revista e as edições anteriores.
Qualquer dúvida ou contato, estamos disponíveis no e-mail: necc.necc2009@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário